Banner publicitário
Newsletter

Misses at Mail nº 12: a Copa delas + Sinapro-SP – 83 anos na seca + Vira-lata, com orgulho

Olá, Misses!

Esta edição fala sobre espaços que estão mudando de mãos. Do futebol à publicidade, passando pela arquitetura e pelo design, vemos cada vez mais mulheres ocupando posições que durante muito tempo foram reservadas aos homens — ainda que nem sempre na velocidade que gostaríamos.

Falamos sobre a presença feminina na Copa e a chegada de Ana Paula Passarelli à presidência do Sinapro-SP e trazemos uma conversa com Bertha Fernandes, da Whirlpool, sobre bem-estar, casa e saúde mental. Pra fechar, uma campanha que tem tudo a ver com esse momento do país. Só vem.

Boa leitura 💜

⚽ Elas na Copa

Reprodução @kigm14

A Copa do Mundo é disputada por homens. Mas o business da Copa, cada vez mais, é das mulheres. Elas narram partidas, comandam departamentos médicos, gerenciam seleções, cobrem o torneio, ocupam as arquibancadas e influenciam decisões de consumo que movimentam bilhões de dólares.

Em coluna publicada esta semana no Poder360, Líbia Macedo mostra os sinais dessa transformação. Segundo dados do Ibope Repucom, 71% das mulheres brasileiras conectadas se declaram fãs da Copa — crescimento de 22% em relação a 2014. O interesse delas por esportes também avançou: 25% desde 2020, mais que o dobro do registrado entre os homens no período.

Os avanços, porém, ainda convivem com desigualdades. Esta é apenas a segunda edição do Mundial com mulheres na arbitragem. Dos 170 profissionais convocados para o torneio, apenas seis são mulheres. No Brasil, elas representam cerca de 20% do quadro de arbitragem da CBF.

Quer dizer, a Copa continua sendo jogada por homens. Mas já não pode ser compreendida sem as mulheres.

👉 Leia a coluna de Líbia Macedo no Poder360

👑 Quebrando o teto

O mercado publicitário brasileiro acaba de derrubar uma barreira histórica.

Depois de 83 anos de existência, o Sinapro-SP terá sua primeira presidente mulher. Ana Paula Passarelli assume a entidade para o triênio 2026-2029 em um momento de transformação profunda para as agências, marcado por inteligência artificial, creator economy, reforma tributária e mudanças nos modelos de negócio.

A nova gestão também promete olhar para um tema que costuma receber pouca atenção: o fortalecimento das agências do interior paulista, que hoje representam cerca de 200 associadas fora da capital.

A conquista é simbólica, mas também prática. Afinal, em um mercado majoritariamente feminino na base, mulheres ainda são minoria nos cargos mais altos de representação institucional.

Faz cara de conteúdo

Entre os destaques da semana, análises de mercado e novos textos dos nossos colunistas:

🪞 Essa não sou eu

Mudanças de humor, perda de confiança, irritabilidade e a sensação de não se reconhecer mais. E se o problema não for você — mas uma fase da vida sobre a qual quase ninguém fala no ambiente de trabalho?

👉 Leia a coluna de Cris Heal

🦅 Águia, pato ou pavão?

Se águia só anda com águia, talvez ela esteja perdendo boas oportunidades. Enor Paiano usa uma metáfora popular para falar sobre diversidade de perspectivas e relações profissionais.

👉 Leia aqui

😮‍💨 Plenas, porém exaustas

Por que tantas profissionais talentosas estão chegando ao esgotamento? A nova série da consultoria de RH Dellas mergulha em uma crise silenciosa que já virou rotina em muitos ambientes de trabalho.

👉 Leia aqui

😵‍💫 Trabalhe enquanto eles se divertem

E por falar em esgotamento, parece que trabalhar nas mesmas plataformas em que todo mundo relaxa, paquera e se diverte tem cobrado um preço alto dos profissionais de social media. Uma pesquisa revela o tamanho do desgaste.

👉 Leia aqui

3 perguntas para…

… Bertha Fernandes, Head de Marcas e Comunicação da Whirlpool Brasil

A Brastemp voltou à CASACOR 2026 como a maior patrocinadora de eletrodomésticos da mostra e acompanha neste ano sete edições do evento pelo país. Em um momento em que a casa se tornou escritório, refúgio, espaço de convivência e extensão da identidade de quem mora nela, conversamos com Bertha Fernandes sobre as tendências que estão redesenhando o morar contemporâneo — do design à sustentabilidade, passando pela saúde mental e pela divisão das tarefas domésticas.

👉 Leia a entrevista completa e veja as fotos da Casa Brastemp

1. O tema da CASACOR deste ano é “Mente e Coração”. Como uma marca de eletrodomésticos traduz esse conceito em produto?

Na Brastemp, entendemos que facilitar o dia a dia também é uma forma de cuidar da saúde mental. Quando um produto ajuda a otimizar o tempo e simplificar tarefas, ele permite que as pessoas desacelerem, descansem e se dediquem ao que realmente importa, seja um momento de pausa ou de conexão com a família e amigos.

Além disso, para muitos brasileiros, a cozinha é o coração da casa. Ter eletrodomésticos que funcionam bem, que acolhem e que fazem parte desses momentos contribui para criar um ambiente mais confortável, funcional e, acima de tudo, mais humano.

 

A Casa Brastemp, na CASACOR 2026, leva assinatura do arquiteto Marcelo Salum | Crédito: divulgação

2. O que a CASACOR 2026 revela sobre a forma como os brasileiros estão se relacionando com a própria casa?

A casa passou a concentrar muitas funções ao mesmo tempo. Ela é espaço de trabalho, descanso, convivência, autocuidado e, cada vez mais, de expressão pessoal. As pessoas querem ambientes que funcionem bem, mas que também reflitam sua identidade e seu estilo de vida.

Por isso, ampliamos nossa presença na CASACOR. A proposta é inspirar o público a transformar seus lares e mostrar como design e tecnologia podem caminhar juntos. Essa visão aparece, por exemplo, na nova linha de refrigeradores da marca, que inauguram a estética B=Design. São produtos que combinam inovação, performance e eficiência com linhas retas, acabamento sofisticado, detalhes na cor cobre, painel panorâmico e iluminação em LED.

 

A Casa Brastemp, na CASACOR 2026, leva assinatura do arquiteto Marcelo Salum | Crédito: divulgação

3. As tarefas domésticas ainda recaem majoritariamente sobre as mulheres. O que uma marca de eletrodomésticos pode fazer para contribuir para uma rotina mais equilibrada?

Sabemos que ainda existe uma desigualdade na divisão das tarefas domésticas e acreditamos que as marcas também têm um papel nessa conversa. O principal desafio é desenvolver soluções que acompanhem a complexidade da vida contemporânea, tornando a rotina mais fluida, prática e equilibrada.

Fazemos isso criando produtos que simplificam tarefas, reduzem o esforço no dia a dia e liberam tempo para o que realmente importa. Mas também buscamos contribuir por meio da comunicação, representando diferentes dinâmicas familiares e reforçando a ideia de que o cuidado com a casa deve ser uma responsabilidade compartilhada. Facilitar a rotina é importante, mas incentivar uma divisão mais equilibrada dessas responsabilidades também faz parte dessa construção.

 

A Casa Brastemp, na CASACOR 2026, leva assinatura do arquiteto Marcelo Salum | Crédito: divulgação

 


TROCA DE CRACHÁ (15/06 a 19/06)

Quem saiu, quem entrou, quem virou CEO às 9h de uma segunda-feira:

Agências

  • Dentsu anuncia Juan Pedro McCormack como CEO interino da operação brasileira, acumulando a liderança da América Latina; Tiago Vargas deixa a companhia. (Propmark)
  • Felina chega ao mercado liderada por Marcia Esteves, Rodrigo Tórtima, Elise Passamani, Raquel Messias, Andreia Abud e Joaquim Fantin. (Propmark)
  • Galeria.ag promove Marcelo Azevedo a head de automação & IA e Lucas Prando a diretor-executivo de insights; Mariana Guarnieri chega como especialista de insights. (Propmark)
  • Leo promove Juliana Roque a diretora-executiva de mídia. (Propmark)
  • Milà reforça creative content com Ana Moraes, Tabatha Barros, Felipe Guedes, Anale Garcia, Deyvson Ferreira e Izabela Carvalho. (Propmark)
  • Isla contrata Victoria Melo e Gabrielli Dias como executivas de negócios. (Propmark)
  • Spark promove Maria Tchilian a diretora executiva; Camila Bellini e Thais Beluco assumem como diretoras de contas. (Propmark)
  • iD\TBWA contrata Rodrigo Ribeiro como diretor geral de negócios e projetos. (AdNews)
  • Lola\TBWA reforça criação com Thiago Brunelli, Caique Mazanek, Rafael Zoehler e Danilo Nagami. (Meio & Mensagem)

Anunciantes

  • Grupo L’Occitane promove Luisa Holzheim a diretora de marketing no Brasil; Pierre-Emmanuel Joffre assume como CEO de L’Occitane au Brésil e diretor geral de L’Occitane en Provence no país. (Meio & Mensagem)

Plataformas/Mídia

  • Jovem Pan anuncia Walter Zagari como CEO da CJPC, nova estrutura comercial do grupo. (Propmark)
  • Lance! contrata Maykon Marins como head de growth. (AdNews)
  • Ricardo Scalamandré firma parceria estratégica como consultor do SBT. (Meio & Mensagem)
  • Waves, plataforma sobre surf, passa por reposicionamento com Adrian Kojin como CEO, Guto Cappio como sócio e Felipe Garone como líder criativo. (Clube de Criação)

Produtoras

  • Voyager, divisão de fotografia da Moonheist, anuncia Paula Brandão como produtora executiva e reforça o casting com as fotógrafas Autumn Sonnichsen e Manoellita. (Meio & Mensagem)

Tecnologia/Negócios

  • Wigoo e Wicomm contratam Pedro Vazquez como CFO. (AdNews)
  • Delfia anuncia Antonio Perez como COO e Alexandre Mac Laren como CFO. (Meio & Mensagem)

Fique ligado: essa seção é fixa. Teve movimentação ou sabe de um furo? Conta pra gente!

Mulherômetro

Porque o que não se mede não muda.

📊 Movimentações mapeadas: 42

👑 Mulheres em liderança: 19

👩‍💼 Participação feminina: 45%

Acumulado 2026

📊 Movimentações totais: 321

👑 Mulheres em liderança: 189

👩‍💼 Participação feminina: 59%

🟣 QUE CAMPANHA É ESSA?

A seção em que a gente olha pro mercado e pergunta: mas o que foi isso?

A Pedigree resolveu mexer em um dos conceitos mais arraigados da cultura brasileira: o famoso “complexo de vira-lata”. Em vez de usar a expressão como sinônimo de inferioridade, a marca transformou a ideia em motivo de orgulho.

Criada pela AlmapBBDO, a campanha “Orgulho em Ser Vira-Lata” valoriza justamente aquilo que torna os cães sem raça definida tão especiais — e tão brasileiros. O conceito extrapola o filme e chega ao produto, com uma edição especial inspirada nos nossos famosos caramelos.

Quem chamou nossa atenção para a campanha foi Regi Andrade, diretor-executivo da APP e colunista no Misses at News, no seu LinkedIn. Para ele, o grande acerto está na combinação entre planejamento, relevância cultural e execução. “Para mim, o grande destaque é a criação de uma linha de produtos especialmente inspirada na nossa cultura: edição especial caramelo”, escreveu ele no post.

Em vez de apenas vender ração, a marca ressignifica um símbolo profundamente ligado à identidade nacional.

Moral da campanha: quem nasceu pra caramelo nunca chega a rottweiler. Ainda bem.

💬 ATÉ A PRÓXIMA EDIÇÃO

Gostou? Encaminha pra uma amiga do mercado. Tem uma sugestão de pauta?

Manda aqui: redacao@misses-at.work

Quer acompanhar as próximas edições?

Leia outras edições da Misses at Mail e inscreva-se para receber a newsletter no seu e-mail.

👉 Ler outras edições
💜 Inscrever-se na Misses at Mail